Quando pensamos no movimento da vida sobre rodas hoje em dia, a mente vai direto para os vídeos perfeitos do Instagram: café passado na beira de um penhasco, luz dourada entrando pelas portas traseiras de um furgão impecável e aquela sensação de liberdade absoluta. Mas bem antes de qualquer influenciador sonhar em largar o aluguel para cruzar o continente, um senhor de quase sessenta anos, com a saúde capenga e um cachorro poodle a tiracolo, já fazia exatamente isso pelas estradas norte-americanas. Em 1960, John Steinbeck mandou montar um trailer personalizado sobre o chassi de uma picape GMC, batizou a engenhoca de Rocinante – numa piscadela descarada para o cavalo esquelético de Dom Quixote – e partiu para redescobrir o próprio país.
O resultado dessa jornada solitária gerou o clássico Viagens com o Charley: em busca da América (Travels with Charley in Search of America), um relato que mistura literatura de viagem, confissões íntimas e uma baita dose de autocrítica. O curioso é que a Rocinante não era um monstro de luxo, mas tinha cama, fogareiro, espaço para livros e até um estoque decente de uísque. Para quem olha com vontade para a tendência dos furgões modernos e fica pesquisando na ponta do lápis quanto custa camperizar uma van, ler as peripécias de Steinbeck com seu veículo é como encontrar a certidão de nascimento desse estilo de vida. Só que, claro, sem isolamento térmico de última geração nem placas solares no teto.
O autor sentia que estava perdendo o pulso da realidade. Morando em Nova York, cercado por intelectuais e vivendo de memórias antigas, ele percebeu uma coisa assustadora para qualquer romancista: já não conhecia mais a voz, os cheiros e as dores da gente comum. Charley, o poodle francês idoso que servia de copiloto, virou a desculpa perfeita e o melhor diplomata possível para puxar papo em postos de gasolina esquecidos e clareiras no meio do nada.
O parceiro de quatro patas e a arte de escutar
Viajar sozinho é puxado, mas viajar com bicho muda tudo de figura. Charley não era nenhum cão de guarda feroz; era um poodle com mania de grandeza, cheio de manias e com uma habilidade inacreditável de amolecer corações desconfiados. Nas paradas ao longo da Costa Leste, dos Grandes Lagos e do Noroeste Pacífico, bastava o cachorro descer esticando as patas para os sujeitos mais ranzinzas puxarem conversa. Steinbeck sabia disso e usou o parceiro com maestria.
O livro brilha de verdade nos diálogos miúdos. Em vez de focar apenas em cartões-postais grandiosos, o autor estacionava nos cantos, cozinhava algo simples e proseava com fazendeiros, caminhoneiros, garçons cansados e andarilhos. Ele percebeu rápido que as pessoas falam verdades muito mais cruas quando estão diante de um viajante de passagem, alguém que elas sabem que nunca mais verão na vida.
A prosa corre solta, ora lírica ao descrever as florestas gigantes de sequoias na Califórnia, ora ácida ao notar a padronização assustadora da comida rápida que começava a engolir a gastronomia regional. Há trechos engraçadíssimos – como a crise de nervos de Charley ao avistar ursos no Parque Nacional de Yellowstone – que quebram o peso dos momentos mais introspectivos da narrativa.
As dores do progresso e o choque com a realidade
Nem tudo no livro é romance e vento batendo na janela. Conforme descia em direção ao Sul dos Estados Unidos, o clima da viagem foi ficando pesado, sufocante mesmo. Steinbeck bateu de frente com a segregação racial em Nova Orleans, presenciando os protestos raivosos contra a integração escolar de crianças negras. Aquele choque quebrou boa parte do encanto bucólico que ele vinha cultivando na estrada.
Ele viu uma América mudando rápido demais, talvez rápido até para si mesma. As novas rodovias interestaduais cortavam a paisagem como cicatrizes cinzentas, fazendo com que as pessoas chegassem mais rápido aos seus destinos, mas sem ver absolutamente nada do caminho. Soa familiar? A sensação de isolamento que tanta gente tenta curar hoje caindo na estrada já estava desenhada ali, linha por linha.
A leitura deixa um rastro de reflexões bem incômodas sobre quem somos quando tiramos a casca da rotina:
- O impulso de fuga raramente é sobre o destino; na maioria das vezes, a gente só quer escapar daquilo em que nos transformamos na cidade grande.
- Conforto em excesso embota os sentidos: cozinhar no próprio carro e lidar com um pneu furado na chuva ensinam mais sobre paciência do que qualquer manual.
- As melhores histórias de uma viagem nunca estão nos planos iniciais, mas nos perrengues não programados.
- Ouvir com atenção genuína é a única ponte que realmente conecta estranhos com visões de mundo opostas.
Ele sentiu o cansaço bater pesado nos ossos antes mesmo de terminar o roteiro completo. A idade cobrou o preço, o veículo começou a chiar e a saudade de casa falou mais alto.
Um clássico atemporal para quem tem comichão nos pés
Dizer que o livro é apenas um diário de bordo seria uma injustiça tremenda com o talento narrativo do cara. Alguns pesquisadores já apontaram que Steinbeck deu uma bela romanceada em vários encontros e que certas conversas foram polidas para soarem mais afiadas no papel. E quer saber? Pouco importa. A essência do que significa se jogar no desconhecido para encontrar a si mesmo continua intacta.
Hoje, quando vemos comunidades inteiras trocando apartamentos apertados por vans compactas, dá para notar claramente o DNA da Rocinante pulsando por aí. A diferença é que agora temos GPS, internet via satélite e cozinhas planejadas ao milímetro, enquanto o velho escritor contava apenas com mapas de papel rabiscados, uma bússola teimosa e a intuição de um cachorro que sabia a hora certa de latir.
Viagens com o Charley continua sendo um bálsamo para qualquer leitor que olhe pela janela da sala numa terça-feira qualquer, sinta o peito apertado pela rotina e pense, nem que seja por dez segundos: «e se eu ligasse o motor agora e simplesmente não olhasse para trás?». Uma daquelas leituras que terminam rápido demais e deixam uma vontade danada de botar o pé na estrada.
